QUAL A FUNÇÃO DO PSICOPEDAGÓGO ?



QUAL A FUNÇÃO DO PSICOPEDAGÓGO?

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas.
Na escola: atua como Coordenador (a) Pedagógico (a), ou Orientadores (as) Educacionais, Professores.
Ainda na escola a psicopedagogia Institucional: Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também Psicoprofilaticamente.

No caso do psicopedagogo institucional, a atuação é feita nas escolas, identificando os alunos que apresentam dificuldades em sala. "O profissional pode fazer uma intervenção individualizada, verificar o perfil do aluno e ver se ele é condizente com a metodologia adotada na escola."
A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.

Saúde: Psicpedagogia Clínica diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarece os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados
Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.
A psicopedagogia no campo clínico emprega como recurso principal à realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam. O psicopedagogo também é um profissional bastante solicitado para trabalhar em hospitais o que chamamos de psicopedagogia hospitalar.

Empresa: o psicopedagogo atua na empresa ajudando a superar as dificuldades de relacionamento no grupo, cabe este profissional ajudar a empresa a vencer as fragmentações de setores e trabalhar de forma interdisciplinar. Através de intervenções o piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc.

Resumindo - Em que setores você encontrará o psicopedagogo?

Em primeira instância no setor da Educação, em seguida nos hospitais, estatais e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. Está nas instituições , está no aprender humano. Aliás, o psicopedagogo está chegando nas empresas de uma forma muito linda. Se você parar para pensar o movimento que acontece hoje, e está voltado à relação empresa-empregado que vai deixando de ser matriarca protetora. Por tudo que se lê, há a possibilidade a médio prazo da CLT ser modificada no Brasil nessa questão de ser a lei tão paternalista. Nesse momento sobreviverá o profissional mais formado, o mais estruturado, mais competente. Aí, o espaço do psicopedagogo vai se abrir como um botão em rosa. Há algumas experiências, poucas é verdade, mas é um espaço que o psicopedagogo vai saber ocupar nas empresas, sejam estatais ou privadas, atuando nesse novo momento de se aprender a ser empresa e empregado

Avaliação Psicopedagógica / Diagnóstico

Investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender à origem da dificuldade ou distúrbio apresentado. Inclui entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente.
Outra dificuldade comum é a de o aluno se expressar por meio de textos. "Numa época marcada pelas imagens e pela velocidade das informações, muitas crianças demonstram ter dificuldades para se concentrar e escrever. Com esse aluno, vamos trabalhar o desejo de aprender
Acompanhamento Psicopedagógico
O acompanhamento psicopedagógico parte das questões investigadas no diagnóstico . Através de atividades variadas busca-se vencer os obstáculos que se impõem ao processo de aprendizagem para que o aprendiz possa retomá-lo com maior autonomia e sucesso.
Durante o acompanhamento são estabelecidos contatos periódicos com a equipe escolar (coordenador e professores) e responsáveis pela criança, ou adolescente, visando maior integração entre escola-família.

O que é o diagnóstico psicopedagógico?

A meta do diagnóstico psicopedagógico é investigar o processo de aprendizagem do indivíduo e seu modo de aprender, identificar áreas de competência e limitações, visando entender as origens das dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado. O psicopedagogo poderá necessitar do auxílio de outros profissionais, como o neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo para aprofundar tal investigação.
Quais os instrumentos utilizados na avaliação psicopedagógica?

Os instrumentos de avaliação podem incluir diferentes modalidades de atividades e testes padronizados, utilizados de acordo com a habilitação profissional do psicopedagogo e da necessidade do caso em atendimento.
Além de realizar uma análise do material escolar, os psicopedagogos utilizam entre outras atividades:
A psicopedagogia é uma profissão onde o indivíduo precisa estar muito bem estruturado, caso contrário não terá condições de ter o necessário olhar abrangente. Então ele tem de cuidar de sua formação, tem de fazer supervisão, não adianta escapar da supervisão,. Assim, a formação de base é que deve ser perguntada detalhadamente, o psicopedagogo tem de cuidar da sua formação. Ele deve cuidar de sua formação completa enquanto profissional ou pessoa, independentemente desta ou daquela linha de atuação.
_________________________________________________________

Valdivino Alves de Sousa.
Pedagogo e Psicopedagogo

Diretor da Empresa, Alves Contabilidade. Professor Universitário, e de nível técnico, professor e coordenador de cursos de Modalidade a Distância (EAD), On-line, coordenador pedagógico de vários cursos - Faculdade de Educação Teológica do Estado São Paulo – FATESP

E-mail: valdivino.alves@uol.com.br

__________________________________
Notas e referências bibliográficas

Fonte: www.psicopedagogia.com.br
Autor: Valdivino Alves de Sousa