Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas



ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS.

Este artigo tem como objetivo transmitir mais algumas informações sobre uma teoria que defendo, onde chamo à participar, discutir, e saber das opiniões dos profissionais da área de Administração de Empresas.

Estamos cada vez mais à procura de métodos e processos para tornar as organizações mais competitivas e acredito que o fator humano vem sendo deixado de lado, principalmente no que se refere ao R & H, criado para o desenvolvimento profissional dentro da empresa, proporcionando condições para que possa haver uma evolução igualitária de todos os profissionais envolvidos.

A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

A área de Recursos Humanos é uma área multidisciplinar onde, sua aspiração maior é a de integrar percepções, sonhos e desejos. Quando nos referimos a integrar, estamos querendo esclarecer ao leigo que a área de Recursos Humanos não é uma área que treina pessoas, que recruta, que avalia, que remunera, que contrata, etc. Isto é o produto míope que ela oferece à organização. A área de Recursos Humanos é muito mais que isto.

Cabe a área de Recursos Humanos integrar os desejos e as crenças dos executivos das empresas (e/ou dos donos), com também os desejos e vontades dos trabalhadores daquela empresa.

E para que isso?

Para tornar a empresa mais flexível, feliz, saudável e competitiva, entre outras.

As organizações do terceiro milênio se distinguirão através dos recursos humanos. E para tal eles deverão estar felizes, comprometidos e altamente preparados para as freqüentes mudanças que com certeza acontecerão. Uma das grandes áreas que recebe a incumbência de administrar este desafio é a área de Treinamento e Desenvolvimento.

Sem muitos detalhes técnicos o que tornaria este artigo muito longo. e não é o caso aqui, vamos deixar claro que "treinamento" significa dizer que é preparar pessoas para os cargos em questão.

Já a área de Desenvolvimento se aproxima mais da educação que é "o preparo da pessoa para a vida e pela vida.

Pelo conceito do professor Chiavenato, podemos afirmar que treinamento é uma ação de Recursos Humanos, pontual e que desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador, do trabalho e da organização.

A Área de Treinamento e Desenvolvimento no Auxílio da Estratégia das Organizações.

Sendo verdade que está afirmado acima, esta área é estratégica. Pois lida com o alcance dos objetivos, treina os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo, desenvolve competências, dissemina a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização; discute questões de clima organizacional, entre outros; bem como tem principais objetivos:

  • Preparar as pessoas para a execução de tarefas peculiares à sua organização;
  • Mudar a atitudes das pessoas. Neste ponto esta mudança de atitude tem várias finalidades;
  • Desenvolver novas habilidades, conceitos, etc;
  • Transmissão de informações;
  • Desenvolvimento de conceitos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhorar a comunicação;
  • Diminuir o retrabalho;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal;
  • Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas; dentre outros.

Assim, no limite, a área de Treinamento e Desenvolvimento é a responsável pelo "processo de preparação de pessoas para desempenharem de maneira eficaz todas as tarefas específicas do cargo que deverá ocupar."

Treinamento e Desenvolvimento versus a Era do Conhecimento*

Para finalizar, sabemos que o universo é composto de dados e que estes dados agrupados por classes ou famílias, transformam-se em informação.

No mundo dos negócios, conhecimento é poder.

Porém, o conhecimento deve ser compartilhado e distribuído. Quanto mais informação você compartilha maior é o seu retorno. Tanto para você, quanto para sua organização.

Seguindo esta lógica, cabe a área de Treinamento e Desenvolvimento facilitar que a empresa inteira possa produzir este bem que é o bem mais valioso na nova economia.

Como venho afirmando em vários artigos, após colher diversas informações onde verifico a influência que poderá ser exercida dentro das organizações, tais informações, principalmente melhorando o ambiente de trabalho, e as relações entre todos seus profissionais, observamos que cada vez mais, o objetivo do departamento de recursos humanos nas empresas caminham lado a lado com outros departamentos e até completando-os.

Sendo assim podemos concluir que diversas empresas que se intitulam "Consultorias de R & H", foram na verdade criadas apenas com o objetivo de exercerem apenas a função de, "agências de empregos sofisticadas".

Isso por que, apenas angariam currículos, cobram para encaminhamento de profissionais, e não mais acompanham se estes estão sendo treinados para as funções especificas. Após o encaminhamento, fica a critério da organização o desenvolvimento profissional deste contratado, e o acompanhamento e análise de sua evolução dentro da organização.

nbs.administracao@gmail.com


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


Artigos Relacionados


Por Que Fazer Estágio?

Áreas Verdes: Necessidades Urbanas

Arborização: Prática De Educação Ambiental Com A Comunidade

Alfabetização Ecológica

Educação Ambiental - Meio Ambiente

Estágio: A Oportunidade Do Primeiro Emprego

O Papel Da Sociedade Na Preservação Do Meio Ambiente